03/11/2011

Batata Doce recheada

Outono, época das Batatas-Doces....
Apesar da Batata-Doce ter muito mais calorias, é sem qualquer sombra de dúvida, muito mais rica em termos de micronutrientes, vitaminas e minerais, bem como em fibra, para além do mais tem maior quantidade de amido, o que para desportistas é muito útil.

Assim, se não pensarmos em contar calorias de forma obsessiva, ficamos a ganhar muito mais, se comermos batata doce com moderação.

Então, para o nosso almoço do dia feriado, resolvi fazer umas Batatas-Doces recheadas que ficaram delíciosas.

3 batatas doces grandes (as 3 pesavam cerca de 1,700kg)
1 cebola média
3 dentes de alho
300gr de espinafres congelados
Restos de carne grelhada, ou fiambre, ou miolo de camarão
1 requeijão magro
azeite, sal e pimenta qb

Lavei muito bem as batatas, piquei-as com o garfo e como estamos em época de crise e no poupar é que está o ganho, assei-as no microondas durante 20 mn

Na frigideira alourei a cebola e os alhos picados em azeite, juntei os espinafres, temperei com um pouco de sal e pimeta e deixei cozinhar.

Entretanto cortei as batatas ao meio no sentido longitudinal e com uma colher de chá fui retirando o miodo da batata até formar uma espécie de barco.

Ao preparado dos espinafres juntei a carne picada (cerca de 300gr) e o miolo da batata, misturei tudo muito bem e rechiei as batatas com este preparado.

Por cima espalhei o requeijão desfeito



Levei ao forno pré-aquecido a 180º, durante 20 mn

Servi com uns pimentos vermelhos assados




Eu usei o resto da carne grelhada do jantar do dia anterior, mas também se pode usar, fiambre ou mortadela de perú ou delícias do mar ou miolo de camarão que também fica bem.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)