04/01/2013

Empanadilhas no forno


Como sempre no Natal e no dia de Ano Novo a nossa mesa está cheia de coisas boas e algumas delas nada saudáveis :-), este ano ainda pensei em tirar fotos para depois partilhar aqui as receitas, mas depois lembrei-me que este blog tem um propósito, partilhar receitas saudáveis que possam ajudar pessoas que estejam e/ou queiram fazer dieta por isso achei que não tinha grande sentido estar aqui a postar receitas de doces e/ou fritos.

No entanto quando fui fazer as empanadilhas de batata doce que eu costumo fazer todos os anos, lembrei-me de um comentário de uma querida seguidora a perguntar-me se eu não as fazia no forno.
Nunca tinha feito e nunca tinha ouvido alguém falar que as fazia, e como eu gosto muito de experimentar, assim foi, fritei algumas e outras coloquei no forno.

Eu gostei bastante, mas a minha mãe e a minha irmã nem por isso, como a massa fica seca o açucar e canela não agarram á empanadilha, fica o genero de uma bolacha de água e sal, sem ser doce.

Experimentem...

Recheio de batata doce:

Colocar 200 gr de açucar, 60 gr de água e casca de 1 limão no copo da bimby e programar 6 min, varoma, vel 1, colher inversa
Retire a casca de limão e junte 750 gr de batata doce préviamente cozida e sem pele e cortada aos bocados e triture 1 min, vel 7.
Adicione 1 colher sopa de canela em pó e programe 4 min, 100º, vel 1.
Deixe arrefecer muito bem antes de usar, eu costumo fazer de vespera.

Massa:

No copo da bimby colocar 1 medida do copinho de vinho branco, 70 gr de banha de porco e 1 pitada de sal, programar 2 min, 70º, vel 1
Juntar 600 gr de farinha de trigo s/fermento e 2 medidas do copinho com chá de aniz estrelado (morno) e programar 2 min, vel espiga.
Se necessário junte um pouco mais de chá até a massa ficar mole mas sem se pegar ás mãos.

Retire e deixe a massa descansar 20 minutos.

Eu uso a máquina para estender massas, moldei as empanadinhas com a batata doce e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180º até ficarem dourados por cima, voltei ao contrário para dourar do outro lado.

 



Como podem ver as empanadilhas feitas no forno são as da esquerda, as da direita foram fritas e a massa que sobra costumo recortar e frito-a também, ficam uma delícia.

 
Este é o meu recheio de batata doce

4 comentários:

  1. Não costumo comer fritos de natal por isso comeria as de forno que estão com muito bom aspecto.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu faço muita coisa no forno... concordo que a aparência não fica igual às fritas mas se é mais saudável acho que vale a pena... também costumo pincelar com ovo para dar mais brilho e ficarem mais bonitas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Lena,

    Por mim estás completamente á vontade para publicares o que quiseres e te der prazer, mesmo que sejam algo menos saudável.

    Tenho a opinião de que devemos sim ter contenção na alimentação por motivos de saúde, mas não devemos ser escravos de dietas que nos fazem deprimir muitas das vezes, até porque comer é um dos grandes prazeres da Vida.

    Mas isso sou eu, cada qual tem a liberdade de pensar e agir da forma que entende.
    Tudo para dizer que mesmo que publiques algo que consideras menos saudável, virei sempre cuscar ! :))

    As tuas empanadilhas ficaram bem lindas e eu comeria ambas, para experimentar as do forno também ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Lena: congratulo-te por quereres partilhar receitas saudáveis,mas há aquelas típicas que sabem tão bem por serem ...fritas. Como não conhecia a receita, também gostei muito do aspeto das empanadilhas feitas no forno ,mas só experimentando as duas versões,não é?
    Bjs e bom fim de semana
    Márcia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)