28/02/2013

Polvo no forno com funcho

Penso que hoje em dia qualquer casa tem um microondas na cozinha, no entanto pergunto-me se toda a gente tira total proveito dele, pois é, se tiram ou não, eu não sei, eu sei que não tiro porque só me  serve para aquecer e pouco mais :-)

Um dia destes quis fazer polvo com legumes no forno, mas os legumes levam cerca de 1 hora no forno para ficarem cozidos e ao preço que a luz está não me seduzia muito a ideia,  vai daí e lembrei-me que o microondas podia dar uma ajuda.

Cozi o polvo na panela de pressão com água, sal e 1 cebola inteira e entretanto fui arranjando os legumes, cenouras descascadas e cortadas em rodelas na diagonal e depois em palitos, batatas doces cortadas em quadrados grandes, 1 bolbo de funcho cortado em juliana grossa, temperei com sal, pimenta, reguei com azeite e coloquei no microondas durante 20 min.

Depois do polvo cozido, escorri a água e coloquei num tabuleiro de barro, juntei os legumes préviamente cozinhados no microondas, um pimento vermelho cortado em tiras, alhos picados e reguei com mais azeite.
Levei ao forno a 180º durante 30 min.
Assim os legumes já ficaram cozidos e deliciosos e a batata doce e o funcho deixaram o polvo com um sabor muito bom.


10 comentários:

  1. Tens toda a razão! Realmente o micro ondas lá em casa só serve para aquecer... Mas adorei a tua sugestão!! Até porque adoro polvo! =) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Realmente raramente aproveitamos pouco alguns electrodomesticos.
    Adorei esse polvo.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que bela sugestão!
    Realmente eu também não dava muito uso ao meu micro ondas, era só para aquecer e mais nada, agora já faço pudins, bolos, cozo arroz, omoletes, etc..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O meu pouco uso lhe dou até já se mudou para a despensa pois só serve para aquecer comida.
    Achei esse polvo uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Aspecto fantástico, Lena, tem o teu polvo... adoro-o a ele e á familia dele ! :)

    De facto também não aproveito o meu mico-ondas como devia, deste-me uma bela idéia !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que coisa boa! Este teu polvo abriu-me o apetite para o almoço.
    Adoro polvo e esta é uma bela sugestão.
    Beijinhos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Amiga, nunca provei polvo, mas me parece bem gostoso. lindo prato.
    Vai rolar um mural de receitas da Páscoa, passa lá para conhecer como será, se puder participar ficarei feliz.
    Beijinhos, bom final de semana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)