30/10/2014

Dedos de bruxa - light

BOOOMMM...... e estamos a comemorar mais um dia de halloween

Se no ano passado o que fiz nesta data foi numa de brincar com a família como podem ver aqui, este ano já foi para entreter a pequenita Inês, este ano como já está na pré-escola e lá preparam o dia de halloween desde a semana passada, já anda empolgada com a data, assim na tarde de domingo passado metemos mãos na massa e fizemos uns dedos de bruxa.
Como sempre, quis fazer uma versão bem mais saudável que o habitual por isso pode-se dizer mesmo que estive a inventar, felizmente a experiência até não saiu nada mal ehehe.... 

250 gr alperces secos
150 gr flocos de aveia integral
140 gr farinha de amêndoa (ou amêndoa picada)
3 ovos
60 gr leite magro
20 gr azeite
90 gr açúcar light
1 colher sobremesa fermento em pó
2 colheres café aroma de baunilha
raspa de 2 limões
300 gr farinha integral
Doce de framboesa e miolos de amêndoa qb

Coloque os alperces numa taça e cobra-os com água bem quente. Reserve 20 min.
No copo da bimby triture a aveia até ficar farinha e reserve.
Coloque no copo os alperces e água até perfazer 400 gr, triture 20 seg, vel 6. Com a espatula baixe o que fica nas paredes do copo.
Adicione os ovos, o leite e o azeite, programe 25 seg, vel 6.
Junte o açúcar, a aroma de baunilha, a raspa de limão, as farinhas, o fermento e misture 1 minuto, vel espiga.
Transfira a massa para uma taça e se necessário adicione mais farinha integral até ter uma massa maleável.
Molde os "dedos", coloque um pouco de doce de framboesa numa das pontas e metade do miolo da amêndoa a fazer de unha.
Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido cerca de 15 min  




 Rendeu cerca de 60 dedos, que a Inês levou para a escolinha e dividiu com os colegas





25/10/2014

Carne com espinafres e ovo

Boa noite......
Já sabem o que fazer de almoço para amanhã? Então aqui fica uma deliciosa e saudável sugestão.
Desta vez as quantidades foram a olhometro :-) e podem fazer em quantidade maior para sobrar e levarem na marmita  de segunda-feira.


Carne moída
Cabola
Dentes de alho
Pimento
Polpa de tomate
Vinho branco
Espinafres
Ovos
Azeite
Sal, Pimenta branca, Cominhos em pó qb

Saltear a cebola, os alhos e o pimentos picados em azeite quente.
Adicionar a polpa de tomate e vinho branco, deixe cozinhar cerca de 3 minutos e junte a carne moída. Tempere com sal, cominhos em pó e pimenta branca, deixe cozinhar uns 7 minutos em lume brando mexendo de vez em quando.
Junte as folhas de espinafres e envolva até ficarem misturaras com a carne. Com uma colher faça cavidades na carne e deite o ovo, tempere-o com sal e pimenta branca moída na altura.
Tape a frigideira e deixe cozinhar em lume brando.
O tempo de cozedura varia consoante o gosto pessoal, se gosta do ovo mais bem cozido ou não.








Adaptado do livro A Dieta dos 31 Dias

20/10/2014

Salsichas frescas com alho francês

Sabem aqueles dias em que não temos muito tempo para cozinhar!!! Ou damos conta que o jantar não sobrou para levar de almoço para o dia seguinte!!! Pois bem, aqui fica uma deliciosa e rápida sugestão.
As quantidades foram a olhometro :-)


Saltear alho francês cortado em rodelas num fio de azeite. Temperar com sal e pimenta branca.
Quando o alho francês estiver macio juntar as salsichas frescas e um pouco de gengibre em pó e deixar cozinhar em lume brando mexendo de vez em quando.
Servi acompanhado de pimento vermelho assado, azeitonas e cornichons.






16/10/2014

Bolo de coco e framboesas - light

Ando com a minha cabeça tão cansada que me esqueci completamente que o blog fazia hoje 3 anos, foi preciso ir à página do facebook aqui (para quem ainda não conhece) e ver as mensagens de parabéns para me lembrar e mesmo assim, fui confirmar no blog o primeiro post :-)
Por coincidência, hoje também se celebra o dia Mundial da Alimentação Saudável, e sendo este, um blog de alimentação saudável não poderia deixar de partilhar algo com vocês. Inicialmente tinha pensado numa outra receita, mas uma vez que também é dia de aniversário por aqui, deixo este bolo, muito simples mas que ficou muito bom.

100 gr farinha integral
70 gr coco (pulverizado para ficar tipo farinha)
1 c sopa fermento em pó
50 gr stevia (ou açúcar light)
100 gr leite magro
200 gr leite de coco (light)
6 ovos
10 gr azeite
Raspa e sumo de meio limão
150 gr framboesas (usei congeladas)
Doce de framboesa qb

Pesar e juntar todos os ingredientes secos numa taça e misturar.
No copo da bimby juntar o leite, o leite de coco, os ovos, o azeite, o sumo e a raspa de limão e programar 2 min, vel 4. Adicionar os ingredientes secos e misturar 15 seg, vel 3.
Deitar numa forma de silicone e espalhar por cima as framboesas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 min. Faça o teste do palito para verificar a cozedura.
Desenforme e depois de frio cubra com o doce de framboesa.








E parabéns para o Sabores leves :-D

13/10/2014

Cogumelos recheados com ovo

Já tenho feito cogumelos recheados e umas vezes ficam melhores que outras, aqui tenho uma receita que serviu para aproveitamento de carne grelhada e que ficaram otimos. Hoje partilho outra receita que ficaram igualmente muito bons e tão simples.

4 cogumelos grandes 
1 alheira de peru
4 ovos S
4 fatias de presunto
Queijo ralado
Mostarda de mel
Mistura de 5 pimentas
Sal fino

Com a ajuda de uma colher pequena retirar o pé e um pouco de miolo do cogumelo de forma este fique uma concha.
Temperar o interior com sal fino e barrar com mostarda de mel.
Retirar a pele à alheira e divida-a em 4 partes iguais. Coloque a alheira dentro dos cogumelos de forma a que fique uma cavidade onde vai colocar o ovo. Temperar o ovo com a mistura de 5 pimentas e cobrir com o presunto picado. Salpicar com um pouco de queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos.








02/10/2014

Nova parceria - Gradirripas

É com imenso prazer que anuncio a nova parceria do Sabores leves com a Gradirripas.
Conheci alguns dos artigos desta empresa o ano passado numa ocasião em que fui a Lisboa e fiquei logo fã, agora a Gradirripas teve a amabilidade de me oferecer alguns desses artigos.
Muitíssimo obrigado







Para saberem um pouco mais da empresa:

"Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém, situada bem no centro do país. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. Um saber que remonta aos finais do século XIX, quando Manuel dos Santos Violante trabalhava a madeira como uma verdadeira arte. 
A sociedade com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se, sobretudo, ao fabrico de tábuas de corte e de mesa, e de outros utensílios para cozinha, bem como embalagens em madeira para vinhos e produtos gourmet. 
A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria. 
A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas. A madeira trabalhada pela Gradirripas é devidamente identificada através do passaporte fitossanitário, que acompanha cada lote de matéria-prima adquirido. 
A Gradirripas conta actualmente com 12 colaboradores experientes, especializados nas diferentes fases do trabalho da madeira. A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido, Holanda e Estados Unidos da América. É para o Reino Unido que se destina a maior parte da produção, em especial tábuas Jamie's Italian, marca sob a qual o conhecido cozinheiro Jamie Oliver comercializa os seus utensílios de cozinha."

01/10/2014

Bacalhau com requeijão

Depois de 2 meses sem participar no Dia Um... Na Cozinha e uma vez que voltei ao blog, não poderia faltar este mês em que o bacalhau é o tema escolhido.
Claro está, uma receita saudável, sem batatas, sem natas mas muuuito saborosa. A repetir sem dúvida alguma.





600 gr de bacalhau desfiado e demolhado
2 cenoura
1 cebola
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 alho francês
1 colher (sopa) de farinha
2 dl da água de cozer o bacalhau
2 requeijões magro
4 ovos cozidos
Sal e pimenta q.b.
50 g de queijo ralado magro

Coza o bacalhau. Retire-o da água e reserve.
Numa frigideira anti-aderente refogue as cebolas e os alhos picados no azeite quente.
Junte o alho francês cortado às rodelas e as cenouras raladas e deixe cozinhar, se necessário junte um pouco de água da cozedura do bacalhau.
Adicione o bacalhau e misture bem.
Polvilhe depois com a farinha, mexa e adicione a água de cozer o bacalhau a ferver. Mexa bem.
Junte o requeijão, desfeito e 3 ovos picados, misture muito bem. Rectifique o sal e junte uma pitada de pimenta acabada de moer. Transfira para um prato de forno, alise e polvilhe com o outro ovo picado e o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, durante 20 minutos. Sirva quente.







Adaptado: http://www.teleculinaria.pt/news.aspx?menuid=66&eid=9965