Há pois é, a inventar mesmo, porque eu não conheço ninguém nem ouvi falar de alguém que já tenha feito folar com farinha integral, provavelmente a ideia não é original, mas..... para mim é :-)
Estava eu a fazer o meu pão integral quando me lembrei de fazer folar usando farinha também integral, toda a gente sabe como os folares são bem calóricos, cheios de açucar e manteigas, ainda por cima o folar de Olhão que eu tanto gosto, mas eu não queria só mudar a farinha pois iria continuar um folar cheio de calorias e gorduras, por isso a invenção continuou :-) e não estou nada arrependida pois saiu um folar diferente, muito fofo, muito saboroso e bem menos calórico que o tradicional.
70 gr de banha
40 gr de azeite
70 gr de sumo de laranja
10 gr de águardente
1 saqueta de fermento seco (11gr)
120 gr de água
250 gr de farinha integral
250 gr de farinha com fermento
1 colher chá de sal
Mel e canela qb
Coloque no copo da bimby, a água, a banha, o azeite, o sumo de laranja, a águardente e programe 2 mn, 37º, vel 4.
Junte os restantes ingredientes excepto o mel e canela e programe 20 seg, vel 6. A seguir amasse 3 min, vel espiga.
Se necessário junte mais um pouco de água pelo bocal enquanto amassa, deve ficar uma massa consistente.
Coloque numa taça (ou alguidar) e polvilhe com um pouco de farinha integral e coloque num sitio morno até dobrar de volume. (eu fiz como a minha avó fazia, enrrolei numa manta)
Numa superficie polvilhada com farinha integral e com a ajuda de um rolo, estenda a massa com o formato de um rectangulo.
Unte generosamente com mel(como não sabia o que ia sair coloquei pouco mel) e polvilhe com canela.
Enrole a massa como se fosse uma torta e coloque uma forma forrada com papel vegetal e passe mais um pouco de mel e canela por cima do rolo.
Deixe descansar 30 min (eu coloquei dentro do forno mas desligado)
Ligue o forno a 200º e coza o folar cerca de 40 min.
Eu fiz o folar numa forma de bolo inglês porque cozi-o ao mesmo tempo do pão, e não iria caber uma forma redonda dentro do forno, mas depois de fazer o rolo pode-se cortar pequenas rodelas e coloca-las numa forma redonda, assim ficaria mais parecido com o tradicional folar.
E pronto, espero que gostem desta nova versão de folar :-)
Adaptado do livro Algarve - Receitas Bimby