Feliz dia da criança!!!!!
Faz precisamente hoje 1 ano que nasceu o projecto
Dia Um... Na Cozinha! com o tema "Brownies" e infelizmente não consegui participar, claro que este ano não poderia faltar, ainda por cima com o mesmo tema.
À imenso tempo que ando a magicar uma versão mais saudável para os brownies, é o bolo preferido do meu marido mas uma bomba calórica e depois como eu também os adoro acabo por não resistir ehehe.
Na procura de alternativas mais saudáveis para a minha alimentação, tenho-me deparado com a utilização de tâmaras como adoçante natural e achei que esta seria a oportunidade ideal para experimentar, por isso
arregacei as mangas e consegui a receita ideal para uns brownies muito mais saudáveis, sem açúcar nenhum, sem nenhuma manteiga ou gordura mas mantendo o seu sabor a chocolate amargo.
Foram mais que aprovados pelos críticos da casa e restante família e nestas 2 semanas já os fiz três vezes :-)
Ora então aqui vai a minha receita:
250 gr de tâmaras
100 gr de chocolate (70% cacau)
1 colher sopa cacau em pó magro
3 ovos
70 gr farinha integral
30 gr farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
50 gr nozes picadas
Água
Retire os caroços das tâmaras e coloque-as numa taça. Cobra-as com água quente (mas sem ferver), reserve 10 minutos.
No copo da bimby, coloque o chocolate partido aos bocados e triture 6 seg, vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo da bimby as tâmaras (sem as escorrer) e acrescente cerca de 50gr da água, triture 5 seg, vel 6, com a espátula baixe o que ficou nas paredes do copo e triture novamente 5 seg, vel 5
(deve ficar uma espécie de pasta nem muito grossa nem liquida, do género da manteiga á temperatura ambiente) Se necessário junte um pouco mais de água e triture novamente alguns segundos.
Juntar os ovos e programar 4min, 37º, vel 3.
Adicione os restantes ingredientes (excepto as nozes) e misture 8 seg, vel 3.
Junte as nozes e misture delicadamente com a espátula.
Espalhe num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido 170º cerca de 5 a 10 min. Verifique a cozedura passados 5 minutos para que o bolo não coza demasiado. (no meu forno ficou 7 min)
Desenforme e deixe arrefecer. Corte rectângulos e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Não faz mal se as tâmaras não ficarem completamente em puré.
Curiosidade sobre as tâmaras:
As tâmaras, devido ao seu alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos (72%) constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). São ideais para aqueles que precisam de muita energia, como crianças e desportistas. São também ricas em potássio (790 mg por 100 g de tâmara seca), cobre (0,24 mg), magnésio (65 mg) e cálcio (59 mg). Livres de colesterol são um aliado magnifico na luta contra o cancro.
Além disso, pelo seu conteúdo em açucares complexos, são metabolizadas pelo organismo de forma demorada. Isto é, uma qualidade interessante quando temos que manter um ritmo intenso de esforço físico ou mental por um período longo de tempo (desportes de resistência ou provas de longa duração).
As tâmaras são também ricas em vitamina B5, conhecida pelos seus efeitos tranquilizantes, assim, á quem chame as tâmaras de “doses naturais de anti estressante” pela sua capacidade de relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar, pode por isso ser interessante comer algumas tâmaras antes de dormir por conter triptofano que estimula a formação de melatonina, e poder assim conciliar o sono e evitar a insônia.
Ricas em ferro, são aconselhadas para quem padece de alterações hepáticas e anemias. Devido ao alto conteúdo de celulose e outra fibras recomendam-se nos casos de intestino preso por atuarem como suave laxante.
As tâmaras são eficientes defensoras do organismo frente a gripes, viroses e outras infecções, tanto do aparelho respiratório como urinário.
Fonte: http://www.tamaras.com.br/