...... e alguns quilos a mais :-(
Quando fiz o ultimo post nunca pensei que ficaria ausente mais de 2 meses, mas não estava fácil conciliar a nova rotina e sentia-me cansada, além disso a preguiça apoderou-se de mim, o calor deixa-me um pouco sem acção, as raras experiências culinárias também não ajudaram a levantar o ânimo pois não correram como planeado :-(
Agora quero voltar e voltar com receitas novas, saborosas e acima de tudo bem saudáveis pois tive de voltar a "fechar" a boca para perder o que ganhei este verão, no entanto hoje partilho um doce que fiz um dia destes.
Não é light mas também não é uma bomba calórica. É um doce que costumava fazer nos meus tempos de adolescente, pois é muito fácil e muito saboroso. Espero que gostem.
Café morno qb
Palitos de champanhe
0,5l leite magro
3 c sopa açúcar (ou metade de açúcar light)
1 c sobremesa açúcar baunilhado
1 pau canela
2 1/2 c sopa farinha custard
2 c sopa manteiga (ou creme vegetal)
3 claras
2 c sopa açúcar (ou metade de açúcar light)
1 c sopa açúcar baunilhado
1 c sopa sumo de limão
pitada de sal
Num tacho coloque os açúcares e a farinha custard. Lentamente e mexendo sempre, vá adicionando o leite. Junte o pau de canela e a manteiga e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre.
Num tabuleiro disponha os palitos de champanhe de forma a cobrir o fundo. Regue com o café. Deite o creme anterior e alise de forma a tapar os palitos.
Bata as claras em castelo juntamente com a pitada de sal e o sumo de limão, adicione os açúcares e bata novamente.
Com a ajuda do saco pasteleiro fome pequenos montinhos por cima do creme.
Leve ao forno pré-aquecido a 170º até dourar (+/- 15 min).
Sirva frio.