23/01/2012

Salmão em massa filo

Como todos sabem o Algarve é conhecido pelo seu sol, praias, marisco e peixe frescos e eu, nascida e criada nestas terras algarvias, durante a minha vivência nunca faltou peixe fresco á mesa, pois o hobby do meu pai era e ainda é, a pesca.
No entanto, e vá-se lá saber o porquê, eu não sou grande apreciadora de peixe, ficando-me apenas pelos carapaus, cavalas, corvina e salmão grelhados.

Mas como a família gosta de peixe e confecionado de várias formas, resolvi fazer uma experiência com o salmão que ficou delicioso, além de ser rápido e muito prático de se fazer.


Filetes de salmão (como eram grandes cortei ao meio)
1 folha de massa filo por filete (neste caso por cada metade de filete)
Sal, pimenta, limão e coentros

Temperar os filetes de salmão com sal, pimenta, sumo de limão e coentros picados.
Deixar repousar durante 10 minutos.
Enrolar cada filete de salmão na folha de massa filo como se fosse um embrulho, colocar num tabuleiro levar ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 20 minutos.
(separe os filetes um pouco uns dos outros para que a massa fique toda corada e estaladisa)

Servi com feijão verde cozido ao vapor.


2 comentários:

  1. Olá! Primeira visita e senti-me logo "em casa", visto ser conterrânea, também ter um pai pescador e também ser fã de "panito" como referes no post lá mais abaixo! Acho que é uma excelente ideia, um blog mais light, já que a bimby arruina com qualquer dieta e com a linha da mais formosa das sereias (não me refiro a mim, atenção!) ;-)
    Bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Mais uma algarvia aqui :)
    Escrevo porque comi num restaurante um tentúgal de salmão (tipo os conhecidos pastéis de tentúgal com massa filo mas sem ser a versão doce, salmão e molho e alho francês se não me engano) e vim dar com esta receita. É que adorei aquilo e queria fazer, mas com a diferença é que esta é com o salmão inteiro e eu queria uma mistura do peixe com o restante. Acho que vou mandar email ao restaurante a perguntar os ingredientes e tentar adaptar À bimby :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)