31/03/2012

Folar da minha mãe


Será folar ou bolo???
Pode-se dizer que é um bolo com sabor a folar ou um folar que parece um bolo, tanto faz, o que é certo é que é muito bom, muito rápido de se fazer e nada complicado.
A receita é da minha mãe que a faz desde que eu era criança, e este ano resolvi adapta-la a uma versão bem mais light substituindo alguns ingredientes e adapta-la também para ser feita na bimby.
Esta primeira experiência foi feita apenas com metade dos ingredientes, daí ficar um folar pequeno, também ficou com pouco doce e quase não sabe a erva doce, mas ficou muito fofinho.
Como estava desejosa de partilhar esta minha experiência convosco, vou colocar as quantidades já ajustadas que eu penso que ficarão muito melhor.

2 ovos
500 gr de farinha integral
45 gr de adoçante (ou 130gr de açucar light)
300 gr de leite magro
125 gr de margarina magra
1 colher de sopa de erva doce moida
2 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de pó royal
raspa de 1/2 limão
2 colheres de chá de aguardente

Deite no copo da bimby os ovos, o adoçante, a manteiga e programe 2 min, 37º, vel 5
Junte a farinha, o pó royal, a raspa de limão, a canela, a erva doce, a aguardente e programe 2 min, vel 3 e pelo bocal do copo ir juntando o leite. Quando terminar o leite aumente a velocidade para 5.
Coloque a massa numa forma (de preferência sem buraco) untada de margarina e polvilhada de farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 35min (faça o teste do palito para confirmar se está cozido).


1 comentário:

  1. Bom aspecto. Eu não gosto de coisas muito doces e então o folar é dos poucos que como.
    Deve ser bom, sim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)