06/11/2013

Couve-roxa com maçãs e vinho do Porto

E quantas vezes nós perguntamos o que fazer para acompanhar a carne??? Eu!!! Muitas.... e tento sempre inovar para fugir ás saladas, afinal de contas estar de dieta já não é sinónimo de saladas, cozidos e grelhados e penso que este blog é uma prova disso.
Por isso, e como gostamos de couve-roxa adaptei este acompanhamento de uma receita que vi num programa de televisão á uns bons meses e que já não me lembro qual era...

1 couve-roxa
4 maçãs
1 cebola
1 colher sopa de manteiga
1 colher sopa de mel
Sal qb
Pimenta branca da marca Suldouro
3 dl de Vinho do Porto
Papel vegetal

No tacho colocar por camadas e pela seguinte ordem: a couve-roxa cortada em juliana fina, as maças descascadas e sem caroço cortadas em lâminas, a cebola cortada em fatias finas, a manteiga,  o mel, sal, pimenta e regar com o vinho do Porto.

Cortar o papel vegetal da largura do tacho, molhe-o e cubra os ingredientes que estão no tacho. Tape com a tampa e leve ao lume brando cerca de 20 mn. (verifique se a couve está cozida, se necessário adicione um pouco de agua durante a cozedura)




Serviu para acompanhar umas costeletas de borrego temperadas com sal, alho em pó, mistura de 5 pimentas e cominhos (marca Suldouro) e grelhadas.

8 comentários:

  1. E que bem que ficou! Tb sou fã da couve roxa, mas costumo corta-la e come-a crua. Vou trazer cmg a tua receita para experimentar!
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  2. É um bom acompanhamento e bem colorido ;-)

    ResponderEliminar
  3. Olá Lena: é tão bom estar por aqui,pois trazes sempre sugestões bem diferentes e deliciosas, como é o caso deste acompanhamento.
    Quanto à pergunta que me fizeste lá no meu blog, é verdade que o álcool é bem caro, embora não tanto como por aí.Não sei se é pelo facto de termos produção regional.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Que belo acompanhamento, Lena! Nunca comi couve roxa cozinhada, tenho de experimentar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Deve ser delicioso!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Olá Lena:)

    As costeletas de borrego dispenso porque não aprecio mas a couve roxa com maçã ficou com tão bom aspecto que ficava deliciada. Tenho de experimentar!

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de couve roxa.
    Essa refeição ficou uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  8. Olá Lena,

    Esse acompanhamento é merecedor de 5 estrelas, deve ter sabor requintado e fantástico, o aspecto é mesmo delicioso e uma óptima sugestão para fugir ao tradicional ! :)
    Adorei ! :)
    E quando for a Portimão, terei todo o prazer em conhecer-te pessoalmente também, avisar-te-ei nessa altura, ok ? ;)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)