05/03/2013

Pão integral de ameixa

Ia eu fazer o meu pão habitual quando me lembrei que tinha umas ameixas secas no frigorifico e que precisava de as gastar, lembrei-me de as juntar no pão e ficou tãããoo bom :-)

380gr de água
1 colher chá de sal
250gr de farinha integral
250gr de farinha tipo 65
1 saqueta de fermento em pó ou 1 cubo de fermento fresco diluído num pouco de água quente (eu gosto mais deste)
70gr de sementes de linhaça
30 gr de sementes de girasol
14 ameixas secas

No copo da Bimby colocar a água e o sal e programar 2mn, temp 37º, vel 2
Colocar a farinha integral e programar 8 seg, vel 6
Acrescentar a outra farinha, o fermento e as sementes, 10 ameixas e programar 3mn, vel espiga
Deixar levedar cerca de 1h30mn ou até dobrar de volume em local quente.
Na mesa enfarinhada amassar levemente juntando as restantes ameixas cortadas aos bocados, formar um rolo e colocar a massa numa forma de bolo inglês (eu uso de silicone) e colocar no forno desligado cerca de 30 min para voltar a crescer.
Ligar o forno com a temperatura a 200º e deixar cozer cerca de 40mn.
 

10 comentários:

  1. O pão ficou fantastico.
    Gosto de pães assim.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto fantástico Lena!
    Já comia uma fatia de bom grado!

    Beijinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  3. Com ameixas nunca fiz.
    O teu ficou com um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Também já usei ameixas secas no pão e ficou uma delícia :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  5. Que textura magnifica, Lena, adorei o pãozinho !
    Com ameixas nunca experimentei, mas com as sementes sim, ainda esta semana fiz ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Que delicia Lena :P
    Boa ideia a de juntares as ameixas, o pão ficou delicioso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que boa ideia Lena, esse pão está tão lindo e apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola Lena vim conhecer teu blog cheo de comidinhas delicosas e me deparo com este pao... que delicia! Ja fui puxando o banquinho e ficando... pois voltarei mais vezes

    Beijocas

    Margarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Que pão tão lindo!
    Lindo e muito saudável,adoro farinhas integrais e este com as sementes e passas está maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bem vindo :-)